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terça-feira, 23 de abril de 2019

Prefeitura de Esperantinopolis, em parceria com órgãos governamentais, celebra convênio para construção de cisternas escolares.


Na tarde hoje, 23 de abril na sede do auditório G. Artes, representantes de entidades, sociedade civil, poder publico e Igrejas reuniram-se ás 14h, sob assessoria do Dr Guilherme Soares Sousa, engenheiro agrônomo, para a apresentação do Programa CISTERNAS NAS ESCOLAS.

Abrindo a mesa de trabalhos, convidou-se o Secretário Municipal de Educação, Raimundo Correa, em seguida, a adjunta, Professora Simone Vargas, Dr Guilherme, e o senhor Prefeito Aluisio. Registrou-se e agradeceu a presença do secretariado, Evaldo – de agricultura, Iza Telam – Planejamento, Kelvane – Administração, Écia – Assistência Social e  Graça Lima – Cultura, bem como os Sindicatos, da Agricultura Familiar e dos Trabalhadores Rurais, os conselhos de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, AGERP - Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, Igreja Madureira, técnicos da Educação,  e outros órgãos sociais. Facultou-se a palavra aos presentes, onde elencaram a satisfação em receber este grandioso programa, e o grande beneficio em que as comunidades receberão, após Dr Guilherme fez a apresentação e montou-se a comissão, formada por diversos segmentos. Serão 10 cisternas em escolas a serem selecionadas pela comissão formada pelo poder público e entidades sociais. A Entidade executora é a ONG Equipe Nordeste Digital.

Cisternas nas Escolas é uma ação que tem como objetivo proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades de alunos e professores de escolas da zona rural em localidades com dificuldades de acesso à água. A tecnologia social implementada neste caso é a Cisterna de placas de cimento com capacidade para armazenar até 52 mil litros de água.
O Programa contempla também formações dos professores, pedreiros, comunidade e alunos para a gestão da água, práticas de convivência e educação contextualizada. Além da implementação da tecnologia e da realização dos processos de formação, são realizadas, caso necessário, melhorias das estruturas de captação e distribuição da água junto a unidade escolar. 

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