Leia também

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Por que Coroar Maria? | Coroação de Nossa Senhora acontecerá hoje, 31 de maio em Esperantinópolis


A devoção em que conhecemos que a Igreja tem de coroar a imagem da Virgem Maria, é muito antiga, onde a sua missão é apontar a Jesus, o magnifico sol eterno, que é Cristo.  Coroar a imagem da Virgem Maria é um ato de fé, amor e devoção, assinalando que ela tem um lugar especial, pois pelo seu “fiat” (faça-se) Deus torna-se Homem em seu seio virginal. 
Nesse sentido, a Igreja convida nobremente aos fiéis devotos, a invocar Maria, não só com o doce nome de mãe, mas também com aquele reverente de rainha, como no céu a saúdam com felicidade e amor os anjos, os patriarcas, os profetas, os apóstolos, os mártires, os confessores, as virgens. Maria foi coroada com o dúplice diadema de virgindade e de maternidade divina: 
 “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus.” 
No Céu, a Virgem de coração mais humilde foi a mais exaltada, conforme prometeu Jesus: “quem se humilha será exaltado”. Foi recebida no Céu pelos coros dos anjos e coroada por seu Divino Filho, recebendo as honras da Santíssima Trindade.
Nós coroamos Maria, porque no Livro do Apocalipse 12.1-2, nos mostra Maria, coroada e vencedora de todos os males na figura do dragão, que personifica o mal inimigo de Deus. Maria é o apoio seguro de todas nossas fraquezas, por isso confiantes, alegres, felizes e agradecidos por todos os bens espirituais recebidos, e, procuramos ver sempre nela o caminho mais curto e mais seguro para irmos ao Deus-Trino.
    Em nossa paróquia, a coroação acontecerá neste dia 31 de maio, às 17h30min, com procissão saindo da Igreja Matriz, e em seguida, Missa Solene com Coroação.