Leia também

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

3 excelentes motivos para ser professor



Muitas pessoas ainda estão decidindo qual profissão seguir, mas poucas consideram uma das profissões mais importantes da história da humanidade. Se você chutou professor, acertou em cheio! Pois é, essa profissão que faz parte da vida de todos nós, na hora da escolha é deixada de lado. 
Infelizmente, isso se dá por conta da desvalorização dessa profissão tão importante. Muito se queixa de má remuneração, más condições de trabalho, entre outros fatores que fazem com que exista uma baixa procura por cursos de licenciatura na hora do vestibular.
Mas se você já considerou essa profissão e ficou meio desanimado, veja alguns fatos para te motivar a ser do #teamprofessor. 

1. É uma profissão de impacto 
Ser professor te possibilita ter a certeza de que todos os dias você mudará positivamente a vida de alguém, você fará parte da história de cada aluno. Ficará em contato com diversas realidades e poderá contribuir (fazendo um bom trabalho) para um Brasil melhor.

2. A idade avançada não será um problema para você nessa profissão 
Enquanto as indústrias e empresas escolhem seus profissionais considerando a idade, nessa profissão sua experiência e vontade de trabalhar estarão sempre acima desse requisito. Portanto, mesmo depois dos 40, você continuará concorrendo a oportunidades como antes. 

3. Acredite, é possível sim ter uma boa remuneração 
A média salarial do professor licenciado que atua em rede pública no Brasil é de R$ 3,4 mil (confira os detalhes sobre a média salarial de professores), mas existem escolas particulares que podem pagar um salário superior a esse. Também há professores que trabalham meio período e associam outra atividade à sua rotina, como plantões on-line para vestibulandos, ou até mesmo aulas particulares. 
Para os professores das áreas de Ciências Humanas, existe também a opção de escrever para agências, blogs, sites, enfim, existe como aumentar a renda, mas isso demanda planejamento e cuidado para não sobrecarregar sua semana. 
E se você decidir estudar um pouco mais, além da graduação, como fazer mestrado e um doutorado, poderá ter ganhos de até R$ 15 mil mensais sendo professor universitário. 
O mais importante é que você não escolha ou deixe de escolher uma profissão visando apenas ao retorno financeiro. Muitos fatores precisam ser considerados nesse momento, inclusive a satisfação pessoal. 
Se você acredita que será feliz exercendo essa profissão, vá em frente! Com um pouco de planejamento e vontade, você conseguirá superar as dificuldades que, infelizmente, o nosso país ainda enfrenta nessa área tão importante. 
________________________ 
Texto de Maria Fernanda Alves, da Revista Quero Bolsa, parceira do Castro Digital.