A Faculdade
de Educação Memorial Adeilade Franco (FEMAF) e o Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO), com polo em Esperantinópolis,
promoverão
uma Cantada Natalina no dia 20 de
dezembro de 2018, ás 19h30min na Igreja Matriz Católica – Rua Três de Agosto,
centro de Esperantinópolis.
A cantada Natalina é um projeto social das
faculdades FEMAF e ISEPRO do polo de Esperantinópolis. Além de apresentar
canções natalinas para guardar no coração tem também o objetivo de arrecadar
brinquedos para fazer o Natal mais feliz de crianças. Os cursos de Serviço
Social, Pedagogia e Educação Física (FEMAF) e de Pedagogia (ISEPRO) promove
esse evento com músicas bonitas de Natal alegrar e celebrar um tempo novo de
paz e solidariedade.
A cantata contará com as participações especiais dos
cantores regionais Padre Carlinhos, Maria da Luz e Jailson Fontes, pois a musica
como todas as artes serve a humanidade ou como entretenimento ou como fonte de
reflexão, já que não se ouve em nenhum um canto a tal beleza do cantar,
onde está a poesia, por beleza ou rebeldia que deu tanto o que falar.
- O QUE É UMA CANTATA?
Trata-se de um gênero de música tipicamente vocal
(daí o nome), formada essencialmente por recitativos, árias e intervenções
corais. Foi enormemente desenvolvido durante o período Barroco, e teve nas mais
de 200 cantatas de Johann Sebastian Bach seu ápice criacional, muito embora
seja possível encontrar cantatas compostas ao longo dos séculos seguintes, e
até os dias de hoje.
Apesar de não ser um gênero obrigatoriamente sacro,
como o Oratório, a maior parte das cantatas existentes são calcadas em
temáticas bíblicas. As maiores cantatas de Bach são justamente as de cunho
religioso, como por exemplo "Christ lag in Todesbanden" ("Cristo
jaz em mortalhas") e "Jesu bleibet meine Freude" ("Jesus,
alegria dos homens"). Entretanto, podemos encontrar no conjunto alguns
exemplos de cantatas profanas, sendo a mais famosa delas a divertida
"Kafeekantate" ("Cantata do Café").
A principal diferença entre a cantata e o oratório,
além do fato de este último ser obrigatoriamente de caráter sacro, são as
proporções de ambos: a cantata normalmente é uma obra curta, com dois ou três
conjuntos de Recitativo e Ária (ou duetos etc) e mais duas ou três intervenções
corais, sendo que, normalmente, a obra é encerrada por um coral mais solene. Já
o oratório é muitas vezes uma obra de proporções enormes, com duas ou três
horas de duração, como é o caso das Paixões de J.S. Bach. Algumas cantatas não
possuem solistas, apenas coro, e outras, ao contrário, não possuem formação
coral. O grupo instrumental de apoio geralmente é reduzido: um baixo contínuo,
um grupo de cordas e eventualmente um ou dois sopros.