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terça-feira, 19 de março de 2019

Você sabia que o TCC não é mais obrigatório para a Pós-graduação? Tire suas dúvidas!

Você sabia que o TCC não é mais obrigatório para conclusão dos cursos de pós-graduação? Confira nossa notícia que explica a Nova Resolução do MEC sobre o TCC.

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O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa a avaliação mais difícil da jornada universitária para grande parte dos estudantes. Não tão raro, muitos deles encontram dificuldades para concluir essa atividade acadêmica. Contudo, o TCC é obrigatório para o fechamento dos cursos de graduação — embora esteja dispensado em alguns casos. 
De modo geral, o trabalho de pesquisa é orientado por um dos professores e tem a duração mínima de um semestre. Sendo assim, é natural que exista uma pressão entre os alunos que buscam por um resultado satisfatório. Além disso, submeter-se à avaliação diante de uma banca composta por profissionais da área torna a situação ainda mais assustadora.
Apesar disso, você não precisa mais ter receio do temido Trabalho de Conclusão de Curso. A seguir, explicaremos em detalhes o que é e para que serve o TCC, qual é a importância dessa atividade na formação acadêmica e, por fim, vamos abordar as principais alterações trazidas pela nova resolução do MEC para pós-graduação.Boa leitura!
O que é e para que serve o TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade acadêmica obrigatória para estudantes dos cursos de graduação. Em outras palavras, o aluno obterá o seu diploma apenas se for aprovado nesse quesito. O principal objetivo dessa modalidade é avaliar o domínio dos alunos em questões relacionadas ao conhecimento científico e técnico adquirido ao longo do curso.

Como funciona esse trabalho?

Por se tratar de um processo extenso e demorado, o TCC precisa ser elaborado com cuidado e muita dedicação. Assim, o primeiro passo é escolher a modalidade que será adotada, podendo ser o trabalho no formato de monografia, artigo científico, estudo de caso, projeto experimental, entre outros. Ainda, é importante definir o tema que será tratado na pesquisa.

Vale ressaltar que não é incomum que a própria instituição de ensino determine alguns formatos e parâmetros dentro dos quais o trabalho deva ser elaborado ao longo do semestre. Inclusive, o TCC costuma ocupar uma posição de disciplina dentro da grade curricular, ao final do curso, para que o aluno receba a devida orientação em relação à realização da atividade.

O encerramento e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso costumam ocorrer em uma data preestabelecida pelos alunos em conformidade com a instituição de ensino. Nesse dia, o TCC é apresentado oralmente para uma banca de professores ou profissionais da área de pesquisa, como empresários ou criadores.

Qual é a importância dessa atividade?

Mesmo que pareça uma tarefa burocrática, o Trabalho de Conclusão de Curso deve receber seu devido valor na composição do aprendizado do aluno. O TCC funciona como um meio para que os novos profissionais testem, na prática, todo o conhecimento que foi absorvido ao longo do curso superior.

Por isso, esse trabalho deve ser feito com capricho e empenho e contar com um tema de pesquisa relevante para o mercado em que o curso está inserido. O TCC pode, até mesmo, ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, afinal, é um projeto extenso que reúne todo o conhecimento técnico e intelectual de um aluno ou de um grupo de estudantes.

Afinal, o TCC é obrigatório para pós-graduação?

Não é mais obrigatório. O Ministério da Educação definiu na nova Resolução n.01 de abril de 2018, que o Trabalho de Conclusão de Curso pode ser optativo no caso da pós-graduação. Ou seja, todo o conteúdo ligado ao TCC faz parte do eixo de conhecimento que é de escolha da instituição de ensino. Para o MEC, portanto, os educadores é que devem analisar se esse tipo de trabalho acrescenta conhecimento na formação dos seus alunos.
Sendo assim, de acordo com o Parecer CNE/CES 146: 

“No conjunto das Diretrizes Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares Gerais dos Cursos de Graduação, a Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso vêm sendo concebidos ora como um conteúdo curricular opcional, ora como obrigatório. Nos cursos objeto do presente Parecer, a Monografia se insere no eixo dos conteúdos curriculares opcionais, cuja adequação aos currículos e aos cursos ficará a cargo de cada Instituição que assim optar, por seus colegiados superiores acadêmicos.”

Explicando melhor o trecho acima, como já foi dito, cabe à instituição de ensino, seja particular ou privada, decidir se o Trabalho de Conclusão de Curso será feito, ou não, pelos estudantes. Também cabe à instituição definir o formato em que o TCC deverá ser entregue — os trabalhos práticos, por exemplo, podem não precisar de uma parte escrita.

O que diz a nova resolução do MEC?

Para compreender com clareza a definição de tal parecer, vale a pena voltar um pouco na história dos trabalhos realizados para a aprovação em um curso superior. Em 1995, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação publicou a Lei 9.131 que estabelecia que o TCC é obrigatório, ou seja, que deveria ser respeitado pelas instituições de ensino, a quem cabe a orientação aos alunos.

Já no ano de 1997 a SESU/MEC convocou, por meio do Edital 004/97, as instituições de ensino que tinham propostas para a elaboração de TCCs, para que a Comissão de Especialistas de Ensino de cada área as analisassem. Por outro lado, a última definição — que derruba a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso —, tem causado transtornos, inclusive com casos que terminam nos tribunais.

Ainda que grande parte das universidades e faculdades mais tradicionais de todo o Brasil determine a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso, sua não elaboração traz algumas vantagens para o dia a dia de quem está se formando. Por exemplo, quem pretende obter um certificado em pouco tempo, para se dedicar ao trabalho, pode não precisar se preocupar com um projeto tão cheio de detalhes.