Wagner Tavares, que é irmão do prefeito de Santana do Maranhão, recebeu dinheiro do Fundeb por meio de transferência bancária na sua própria conta corrente.
Extratos bancários da prefeitura de Santana do Maranhão obtidos pelo Blog do Domingos Costa revelam uma verdadeira atrocidade com recursos públicos.
Acredite, o secretário Municipal de Educação, Wagner Pereira Tavares – irmão do prefeito Fransquin Pereira Tavares – transferiu para sua própria conta bancária recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
O dinheiro federal que só poderia ser usado na Educação do município foi transferido no dia 02 de junho de 2017 da Agência Banco do Brasil nº 2826-6; conta 10714-0, em nome do Fundeb de Santana, direto para a conta corrente 1009-0 em nome de Wagner Pereira Tavares, cliente da mesma agência bancária.
Em apenas uma operação bancária foi transferido exatamente R$ 173.115,10 (cento e setenta e três mil, cento e quinze reais e dez centavos).
– Impunidade; cidade pobre
A pequena Santana do Maranhão possui pouco mais de 13 mil habitantes, é uma das cidades mais pobres do Estado, com IDH de 0,488, considerado muito baixo.
Caso como esse de desvio escancarado de recursos públicos soam como deboche contra a população e os órgãos de controle e fiscalização de recursos públicos.
Em outro país, com regras mais rígidas e atuação da Polícia Federal mais eficaz – já que se trata de recursos do governo federal -, bandidos travestidos de secretário como Wagner Tavares já estariam atrás das grades.
E MAIS…
Fontes do Blog do DC na cidade informaram que a roubalheira de dinheiro público na prefeitura de Santana não se deu apenas em uma transferência, segundo os extratos que serão publicados nos próximos dias, foram vários repasses bancários na conta de Wagner e de familiares, que podem chegar a mais de R$ 1 milhão